A importância da identidade visual

ImageConheça mais sobre esse serviço SimplifiQ no link: Manual de Identidade Visual.

Mas você sabe o que significa ter uma identidade visual bem estabelecida?

Identidade visual é o conjunto de elementos formais que representa visualmente, e de forma sistematizada, um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual e um conjunto de cores.
Através da identidade visual é possível se diferenciar das demais empresas, concorrentes, e ser facilmente identificado pelos seus clientes. Quanto melhor estruturada a identidade visual, mas facilmente sua empresa estará na mente dos consumidores, sendo então uma referência em seu mercado, e provavelmente uma das primeiras opções na hora da compra.
Cuide da identidade visual de sua empresa, pois ela é um grande bem de sua organização.
Para registrar as regras da identidade visual da empresa utilizamos o manual de identidade visual.

Confira os itens geralmente presentes no Manual de Identidade Visual:

- Aspectos formais da marca – ou seja os elementos que compõe o símbolo gráfico e as variações formais da marca: por exemplo, para uma marca representada por uma imagem fotográfica deve ser apresentado tal imagem nos padrões monocromático, preto e branco, tons de cinza, fotográfico uma versão digitalizada ou seja uma versão vetorial da marca nas mesmas variações formais: monocromática, preto e branco, tons de cinza, chapado.
- As variações da assinatura da marca: padrão de assinatura horizontal, padrão de assinatura vertical e variações formais da assinatura com slogan e sem slogan. Algumas marca contém slogan, outras não. Assim como algumas marcas são compostas simplesmente pelo nome da empresa (Coca-Cola, IBM, Microsoft). É imprescindível apresentar tais características da marca e sustentar uma utilização padronizada.
- Aspectos técnicos da marca: cor (pantone, rgb, cmyk, hexadecimal), fonte, dimensões, direção, etc.
- Padrão de utilização da marca em todo o material institucional previsto pela empresa: papel timbrado, envelope, etiqueta, adesivo, embalagem, objetos, uniforme, rótulo, frota etc.
- Dimensões mínimas e máximas para a impressão.
- Regras de utilização da marca em fundo colorido, preto, branco e monocromáticos.
- Situações a serem evitadas.

Fontes: CLIFTON, Rita. O mundo das marcas. Lisboa: Editorial, 2004. | PEREZ, Clotilde. Signos da Marca. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

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